quinta-feira, 14 de março de 2013

Jorge Mario Bergoglio, o novo Papa é argentino



Ontem, por volta das 15:10h (horário de Brasília), a tão esperada fumaça branca saiu pela chaminé da capela Sistina, no Vaticano, anunciando que os 115 cardeais chegaram a um acordo e escolheram o novo papa que irá liderar a Igreja Católica Romana. A decisão foi tomada depois de 13 dias da renúncia de Bento XVI, que desistiu do cargo alegando estar cansado para cumprir as tarefas que o papado exige.

Os sinos da basílica de São Pedro tocaram anunciando que o novo pontífice foi eleito com pelo menos dois terços dos votos dos cardeais. O sinal sonoro também informa que o eleito aceitou comandar a Santa Sé. Os cardeais decidiram em apenas dois dias quem será o novo papa.

Uma multidão acompanhava do lado de fora da Capela Sistina aguardando a decisão que foi anunciada pela sacada do prédio. O novo papa é o argentino (isto mesmo!) Jorge Mario Bergoglio, arcebispo de Buenos Aires, que vai usar o nome de Francisco.

Bergoglio é filho de italianos, tem 76 anos e pertence a ordem dos jesuítas. Ele é considerado um líder conservador, com posturas contrárias ao casamento homossexual, a ordenação feminina e ao aborto. Ele é conhecido por seu estilo de vida simples, recusando mordomias comuns ao seu cargo eclesiástico, como carro particular com motorista. Bergoglio foi nomeado cardeal pelo Papa João Paulo II em 2001.

Deixo aqui a minha opinião, já compartilhada em meu Facebook: Não sou ecumênico e nem a favor do ecumenismo, mas creio que todos os cristãos devem orar pelo novo papa (mesmo sendo ele argentino, rsrsrs). Espero que ele tenha uma postura ética e bíblica diante dos grandes debates atuais, como a questão da homossexualidade, o aborto e a castidade antes do casamento. Apesar dos erros, Bento XVI se mostrou firme em muitos de seus posicionamentos. Fazendo isso, estaremos cumprindo o mandamento bíblico de orarmos em favor de todos aqueles que estão investidos de autoridade, independente de quem seja e de qual religião professa


2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...