sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

SERMÃO EM JN 3.1-4 (PARTE 1) - EXPERIMENTANDO O RENOVO DE DEUS



INTRODUÇÃO
Ø O que você faria se estivesse às portas de uma morte certa, angustiante e dolorosa, numa situação onde absolutamente ninguém pudesse te ajudar? E como estaria a sua cabeça neste momento, sabendo que toda aquela circunstância só estava sendo ardidamente vivenciada por causa de suas próprias escolhas equivocadas, provindas de um coração duro e rebelde? 
Ø Essa era a situação em que o profeta Jonas se encontrava antes dos acontecimentos que acabamos de ler neste texto. Jonas foi comissionado por Deus para levar a mensagem da salvação ao povo de Nínive, capital da Assíria, uma cidade conhecida por sua impiedade e crueldade. O profeta Naum a definiu como cidade sanguinária, toda cheia de mentiras e de roubo” (Na 3.1).
Ø Sabendo disso, Jonas decide fugir para Társis, o caminho oposto de onde Deus o havia mandado ir. Por causa de sua rebeldia, ele sofreu duras conseqüências, vindo a ser atirado para fora de um barco para o mar aberto e ser engolido inteiro por um grande peixe, que não sabemos de qual espécie. Sentindo o terror da morte se aproximando e consciente de que aquilo era fruto da sua rebeldia contra Deus, Jonas ora clamando por misericórdia, o que é atendido, recebendo um renovo de Deus.
EXPERIMENTANDO O RENOVO DE DEUS
1.    O RENOVO DE DEUS NOS PROPORCIONA UMA 2ª CHANCE PARA FAZERMOS O QUE É CERTO DIANTE DELE (V.1)
1.1      Em atitude de rebeldia o profeta Jonas tentou fugir de Deus. Ele havia recebido uma ordem, uma missão divina, no entanto, deixou seu coração azedar, focando a impiedade dos ninivitas ao invés da misericórdia divina. Jonas ignora a missão que lhe fora confiada. Mas Deus não desistiu de Jonas, e no intuito de restaurá-lo, Ele move céus e terra para trazê-lo de volta, lhe dando uma 2ª chance para fazer a coisa certa.
1.2      Quantas e quantas vezes, assim como Jonas, nós também não nos desviamos dos propósitos de Deus para nossa vida? Quantas e quantas vezes não somos surpreendidos por situações desconfortáveis que foram causadas por nós mesmos? Nosso coração demasiadamente corrupto nos leva caminhos opostos àqueles que o Senhor marca para nós. Insistimos no erro até nos encontrarmos à beira do mais completo caos e, quem sabe, até mesmo da morte!
1.3      O teólogo A. W. Tozer disse: Os homens têm liberdade para tomar decisões em suas escolhas morais, mas também têm necessidade de prestar contas a Deus por essas escolhas. Tudo que decidimos fazer suscitará uma conseqüência que deverá ser encarada indubitavelmente. Se Deus te deu uma missão, cumpra! Saiba que o desvio do foco trará consigo as conseqüências, e elas, não poucas vezes, podem ser dolorosas.
1.4      No entanto, Deus está disposto a nos dar mais uma chance. O Senhor é o Deus da 2ª chance; do recomeço; da restauração; da misericórdia e da graça. A despeito do nosso passado de rebeldias e desvios, Ele pode e quer nos usar novamente. Ele está com Suas mãos estendidas para nos abençoar. Ele quer dar uma nova chance a você! Ele quer trazer um abençoado renovo sobre você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...