No dia 13 de dezembro de 1981, o mundo viria a tomar conhecimento daquilo que a América do Sul já sabia: O Flamengo era o melhor time de futebol daquele ano. O status foi definitivamente comprovado através da brilhante vitória por 3x0 sobre os ingleses do Liverpool, então tricampeão europeu e, para a imprensa europeia, o favorito ao título. O Flamengo era campeão do mundo, façanha conseguida, até então, apenas pelo também lendário Santos de Pelé.
Naquele dia, em Tóquio, o Flamengo não tomou conhecimento do adversário e o massacrou, impondo um forte ritmo de jogo e construindo a vitória ainda no primeiro tempo da partida. Zico, o maior craque rubro-negro de todos os tempos, foi eleito o craque da partida e, junto com Júnior, Adílio, Nunes, Raul, Leandro e cia., ajudou a fazer do Flamengo um dos maiores clubes de todos os tempos, incluindo-o entre os Clubes do Século da FIFA.
Abaixo, algumas fotos daquele jogo que marcou definitivamente a história do "mais querido do Brasil":
Torcida saúda a taça
Zico, o símbolo de toda uma geração
O placar final do massacre
Abaixo, os gols da partida:
Ficha da Final do Mundial Interclubes de 1981
Flamengo 3 x 0 Liverpool
Local: Estádio Olímpico, Tóquio, Japão
Flamengo: Raul, Leandro, Marinho, Mozer e Júnior; Andrade, Adílio e Zico; Tita, Nunes e Lico. Técnico: Paulo C. Carpeggiani
Liverpool: Grobbelaar, Neal, Kennedy, Lawson e Thompson; Hansen, Lee e Souness; McDermott
(Johnson) Johnstone e Dalglish. Técnico: Bob Paisley
Árbitro: Mario Rubio Vasquez (México)
Gols: Nunes, aos 13, Adílio, aos 34, e Nunes, aos 41 minutos do primeiro tempo
Público: 62.000
Nenhum comentário:
Postar um comentário