sexta-feira, 4 de março de 2011

Definindo a Festa e Suas Origens




A festa carnavalesca surgiu a partir da implantação, no século XI, da Semana Santa pela Igreja Católica, antecedida por quarenta dias de jejum, a Quaresma. Esse longo período de privações acabaria por incentivar a reunião de diversas festividades nos dias que antecediam a Quarta-feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma. A palavra "carnaval" está, desse modo, relacionada com a ideia de deleite dos prazeres da carne marcado pela expressão "carnis levanen", que, acabou por formar a palavra "carnaval" - literalmente "prazer da carne", significando os apetites e exageros antes do período de respeito e moralidade da Quaresma.

O carnaval da Antiguidade era marcado por grandes festas, onde se comia, bebia e participava de alegres celebrações, sempre na busca incessante dos prazeres. No período do Renascimento, as festas que aconteciam nos dias de carnaval incorporaram os bailes de máscaras, com suas ricas fantasias e os carros alegóricos. Ao caráter de festa popular e desorganizada juntaram-se outros tipos de comemoração e progressivamente a festa foi tomando o formato atual. Assim, o termo "Carnaval" passou a designar os festejos e exageros que precedem a quarta-feira de cinzas. Este período de festas é caracterizada pela euforia, exageros, farras, orgias, inibição do pudor, atrapalhadas ou confusões, tal como os linguistas colocam nos dicionários. Diante dos fatos, não precisamos ir muito longe na Palavra de Deus para saber que o carnaval é uma festa contrária a Sua vontade. Esta festa onde tudo é liberado não diz respeito à vontade de um Deus que ama seus servos e diz que eles são templo do seu Espírito (1Co 3.16).

O Senhor nos orienta a não nos contaminarmos com as coisas deste mundo, principalmente quando se tratam de coisas imorais, comum para certas pessoas. Disse o Senhor: “Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele; porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo. Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente” (1Jo 2.15-17).

Um comentário:

  1. o carnaval ja fazia estragos na sociedade desde a Antiguidade, como podemos ler neste artigo.O que me deixa triste, é saber que o governo manda milhões de dinheiro para gastar com esta festa imunda, enquanto no estado do RJ crianças nas favelas se envolvem com trafico de drogas para não passarem fome.Pessoas se protituem, se drogam e caminham correndo para o Inferno! Nós como crentes devemos orar para que Deus acabe com o carnaval no Brasil!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...