quarta-feira, 18 de maio de 2011

Marcha Contra Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes


A Marcha contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, organizada por redes e organizações evangélicas, vai acontecer hoje em 12 cidades brasileiras (hoje é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração contra Crianças e Adolescentes). A iniciativa faz parte da Campanha de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Turismo, liderada pela RENAS (Rede Evangélica Nacional de Ação Social), que chama a atenção para o risco de se intensificar o problema com a chegada da Copa do Mundo de Futebol no Brasil em 2014.

A movimentação dos articuladores tem sido intensa, e envolve contatos e reuniões com órgãos do governo e outras ONG's, diálogo com igrejas e movimentos evangélicos. Em Manaus (AM), a RENAS local conseguiu o apoio do Governo do Estado e espera levar para as ruas mais de mil pessoas. O evento foi incluído oficialmente na Semana Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes – uma programação do governo. “Agora que aproxima-se o dia da marcha, nossos corações estão ansiosos, queremos e oramos para que de tudo certo”, dizem Wilma Ribeiro e Magaly Araújo, coordenadoras do evento.

No Recife (PE), a Rede Mãos Que Ajudam e várias organizações se juntaram para realizar eventos durante todo o dia 18: panfletagens e campanha de vacinação contra os maus-tratos de manhã, caminhada pelo fim da exploração sexual à tarde, e a marcha à noite.

Em Salvador (BA), a concentração começa às 18h30 no Morro do Cristo, na Barra. A cada 15 segundos, uma vela será apagada, simbolizando o número de crianças e adolescentes que, segundo estatísticas mundiais, terão sido abusadas durante a manifestação. Em seguida, todas as velas serão acendidas novamente para demonstrar a esperança que ainda existe em diminuir esse número.

Em São Paulo (SP), local de maior força da campanha, a expectativa é reunir mais de mil adolescentes, com camisetas brancas e velas nas mãos. A concentração começa às 18h, em frente ao MASP. “Apagaremos velas (simbolizando as vitimas que tiveram sua infância ‘apagada’ por essa barbárie. Depois teremos um momento de reflexão e assinaremos um termo de compromisso de cuidar das nossas crianças”, informa a ONG  Makanudos de Javeh, uma das coordenadoras.

Em Fortaleza (CE), a manifestação, que inclui apresentações culturais, acontecerá junto com o Fórum Estadual de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças. A RENAS Ceará está mobilizando igrejas e organizações evangélicas para que participem e envolvam suas crianças.

Em Curitiba (PR), a marcha será realizada no dia 21, junto com outro evento: a Marcha para Jesus. Unindo as forças, os dois movimentos adquirem significado e evidenciam a bandeira contra a exploração sexual de crianças. 

No Rio de Janeiro (RJ), o evento será em agosto.

Outras cidades como Natal, Londrina e Belo Horizonte também vão realizar ou apoiar programações no dia 18. Das 12 cidades com programações planejadas (veja lista abaixo), nove serão cidades-sede da Copa do Mundo 2014.

Cidades onde acontecerão as Marchas contra a Exploração Sexual de Crianças:
- Manaus (AM)
- Fortaleza (CE)
- Recife (PE)
- Natal (RN)
- Salvador (BA)
- Cuiabá (MT)
- Belo Horizonte (MG)
- São Paulo (SP)
- Curitiba (PR)
- Juiz de Fora (MG)
- Lençóis Paulista (SP)
- Londrina (PR)

Para participar da marcha em sua cidade, acesse o site www.15segundos.net e faça seu cadastro. Após o dia 18 de maio, a segunda ação da Campanha contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Turismo será o Mutirão de Oração Pelas Crianças em Vulnerabilidade Social, de 3 a 4 de junho.

Informações: www.maosdadas.org/mmo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...