terça-feira, 14 de agosto de 2012

Paródias da "Última Ceia"


L'ultima Cena, de Leonardo Da Vinci

A Última Ceia (em italiano L'Ultima Cena e também Il Cenacolo) é um afresco de Leonardo da Vinci para a igreja de seu protetor, o Duque Lodovico Sforza. Representa a cena da última ceia de Jesus com os apóstolos, antes de ser preso e crucificado como descreve a Bíblia nos Evangelhos. É considerada um dos maiores bens conhecidos e estimados do mundo.

O trabalho se encontra no convento de Santa Maria delle Grazie em Milão que o Duque mandou construir para, entre outras coisas, servir de lugar para sepultar seus familiares. O tema era uma tradição para refeitórios, mas a interpretação de Leonardo deu um maior realismo e profundidade ao lugar.

O relato bíblico da última ceia (Mt 26.20-30; Mc 14.12-26; Lc 22.7-20) é um dos pontos altos dos Evangelhos, onde o Senhor Jesus reuniu seus discípulos para uma última refeição pascal. Nesse contexto, muitas coisas aconteceram, bem como ensinos preciosos, como a instituição da Santa Ceia pela Igreja, até que Ele venha novamente.

A última ceia chama atenção de crentes e de incrédulos. Ela inspira muitos à uma espiritualidade bíblica e reverente, mas também, a outros, ela estimula a imaginação, muitas vezes um tanto quanto desrespeitosa. Veja abaixo, algumas paródias da última ceia, especialmente, inspiradas na famosa obra de Da Vinci. Clique nas imagens para aumentá-las.

Versão "South Park", desenho famoso por suas ironias e irreverência

Versão 'Os Simpsons", desenho idem ao South Park

Versão "Cavallera"

Versão "Lost"

Versão "House"

Versão "Os Mercenários 2"

Versão satânica

Apesar de, segundo a cultura da época, a última ceia não ter sido como retratada por Da Vinci (pela tradição judaica, a mesa era baixa e as pessoas ficavam como que deitadas de lado, escoradas por um dos cotovelos), a tentativa de reproduzir a cena por parte de tantas pessoas, na maioria das vezes, visa a injúria, o sarcasmo, o escárnio e até mesmo a blasfêmia ao Senhor Jesus.

Esses aqui são apenas alguns exemplos dentre tantos outros que você pode encontrar facilmente pela internet - versões satânicas, eróticas, homossexuais, cinematográficas, etc. Agora, se você é cristão, fica aqui um alerta: Antes de julgar ser algo inocente e voltado ao humor e entretenimento, antes de "curtir", reflita se, de fato, tais brincadeiras são mesmo inocentes e convenientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...