quarta-feira, 27 de junho de 2012

Desmond Tutu afirma que Deus não é exclusividade cristã



O arcebispo Desmond Tutu, da Igreja Anglicana na África do Sul, veio ao Brasil para lançar o livro “Deus não é cristão e outras provocações”, obra do jornalista também sul-africano John Allen que reúne algumas mensagens e discurso do religioso que completou 80 anos.

Tutu é uma grande figura religiosa, tendo até mesmo recebido o Nobel da Paz 1984. Mas sua declaração de que Deus não é monopólio da fé cristã pode parecer que, mesmo com tantos anos de sacerdócio, o arcebispo estaria apoiando aquela velha frase de que “todos os caminhos levam a Deus”.

Mas ele explica sua visão para os jornalistas da revista Cristianismo Hoje com outro questionamento: “Quem Deus teria sido antes do advento do cristianismo?”, ele cita que o cristianismo é muito novo se comparado com religiões mais antigas como o judaísmo e o hinduísmo.

“Nenhuma religião possui toda verdade sobre Deus. Ele é infinito, e toda religião é, em medida insignificante, uma construção humana”, afirma Tutu. O arcebispo mostra seu conhecimento sobre líderes de outras religiões destacando que os cristãos não são os únicos seres-humanos bons, inteligentes e sábios.

“Os cristãos não possuem o monopólio de nenhuma virtude. Esta é uma das razões pelas quais afirmamos que Deus não é cristão! Todos os seus filhos, sejam eles cristãos ou não, estão qualificados para receberem as muitas virtudes”, complementa.

Outro ponto bastante interessante dessa entrevista foi sobre o tema racial, já que Tutu teve papel de protagonista sobre o regime racista do appartheid, instituído por cristãos brancos. Questionado sobre a intolerância dos cristãos, o arcebispo fala sobre todos os tipos de perseguições.

“Um perseguidor muçulmano é tão ruim quanto um perseguidor judeu, cristão ou de qualquer outra religião. Pessoas de todas as crenças são boas ou más”, respondeu ele. A esperança de Desmond Tutu é de que os adeptos de todas as religiões possam se opor ao mal e encorajar o bem.

Fonte: Gospel Prime
__________________________________________

Não consigo entender o porquê de líderes importantes e expressivos como Desmond Tutu e Ricardo Gondim, afirmar coisas desta natureza. Desmond Tutu é um líder cristão fantástico e marcante da presente época. Mas, infelizmente, está sendo infeliz em suas declarações carregadas de um ecumenismo mais que exagerado. 

Cremos pelas Escrituras, que os pecadores são feitos filhos de Deus, mediante a fé através da aplicabilidade da obra de Jesus Cristo em sua vida (Jo 1.12; Gl 3.26). Portanto, a filiação divina é para aqueles que creem verdadeiramente em Cristo, e o recebem como Senhor e Salvador único de sua vida. Ela não é para aqueles que dividem a glória de Deus com outros deuses.

Não é uma questão de monopólio por parte dos cristãos. O monopólio é da parte de Deus: "Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; vós, sim, que, antes, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus, que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia" (1Pe 2.9).

Deus é quem nos monopoliza! Ele é quem requer exclusividade de adoração e louvor. Ele é quem diz para não termos outros deuses diante dEle (Ex 20.3). Ele é quem afirma ser o único Senhor (Dt 6.4). É o próprio Jesus quem diz ser Ele mesmo, o único caminho, verdade e vida, e que ninguém, absolutamente ninguém, chegará ao Pai senão por Ele (Jo 14.6).

Respeito muito o Bpo. Desmond Tutu, mas, infelizmente, ele pisou na bola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...