quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Halloween - a verdade por detrás da festa (2 de 3)



Continuando o post sobre o Halloween, veja a simbologia da festa e o que pensa a bruxaria moderna e o satanismo sobre esta "festa".


A simbologia dos elementos da festa
Tudo neste dia tem uma simbologia que nem sempre é conhecida pelos adeptos mais inocentes da festa. Cada peça, brincadeira ou enfeite possui um simbolismo dentro das crenças ocultistas.

BruxasSegundo várias lendas, as bruxas se reuniam duas vezes por ano, durante a mudança das estações: no dia 30 de abril e no dia 31 de outubro. Dizia-se que nessas reuniões, as bruxas participavam de uma festa chefiada pelo próprio diabo. Elas jogavam maldições e feitiços em qualquer pessoa, transformavam-se em várias coisas e causavam todo tipo de transtorno. No entanto, nos tempos dos celtas, elas conviviam com as demais pessoas e participavam dos festejos do Samhain.


Abóbora com rosto e fogo Originou-se da lenda celta de um homem chamado Jack, que morreu, mas teve sua entrada tanto no céu, como no inferno recusada. Condenado a viver perambulando pela terra como uma alma penada, ele colocou uma brasa brilhante num grande nabo oco, para iluminar o seu caminho à noite. Nos EUA, o nabo deu lugar à abóbora, legume mais comum no país. Os celtas acreditavam que essas lanternas poderiam mandar os espíritos embora.

Velas Entre outras coisas, as velas eram usadas para iluminar o caminhodos espíritos. Neste dia, são usadas muitas velas pretas, roxas e alaranjadas em rituais de bruxaria. Os significados das cores são: Laranja: cor que traz vitalidade, energia e força. Acreditam que os espíritos se aproximavam dos que estavam de laranja para lhe sugar as energias. Preto: cor predominante dos magos, bruxas, feiticeiras e sacerdotes do mestre das trevas. Roxo: simboliza a magia presente em toda a comemoração de halloween.

Pentagrama O pentagrama tem sido usado como amuleto, mas ele é um símbolo básico da feitiçaria. É o ponto central do trabalho de encantamento e, geralmente, é colocado sobre ou na frente do altar. 


Pescar maças – Esta antiga prática surgiu para a adivinhação do futuro. O participante que obtivesse sucesso poderia contar com a ajuda dos espíritos para sua realização amorosa. 

Pedir doces Esse costume surgiu da tradição irlandesa, quando um homem conduzia uma procissão para angariar contribuições dos agricultores, afim de que suas colheitas não fossem amaldiçoadas por demônios. Os sacerdotes druidas também pediam comida aos moradores para fazer oferendas aos demônios e, caso alguém recusasse, eles os amaldiçoavam. Também acreditavam que os espíritos dos mortos vinham atrás de comida e, a casa que não deixasse algo para eles, seria amaldiçoada e atormentada. Na Festa atual, crianças saem vestidas de demônios, fantasmas, duendes, bruxas e vampiros, pedindo doces com a frase: “Trick or treat” (“Gostosuras ou travessuras?”).
Assim, quando elas não conseguem os doces, fazem as travessuras aos que negaram. Assim como aqueles que pediam alguma coisa para dar de oferta aos demônios ou a eles próprios. 

Gato preto Os gatos eram objetos de adoração e estavam presentes nesta festividade. Acreditava-se que, após um período de silêncio, com a busca da meditação, o próprio diabo aparecia na forma de um gato preto.

Morcego - Simboliza a visão que ultrapassa as aparências e consegue ver o íntimo das pessoas.

Vassoura - É um símbolo do poder feminino em limpar tudo aquilo que traz consequências negativas para a vida, como eletricidade e pensamentos negativos.

Caldeirão - Neles eram jogadas moedas e pedidos aos espíritos dos mortos. Os pedidos deviam ser rapidamente queimados dentro do caldeirão junto com as moedas para que os pedidos fossem atendidos com mais rapidez.


O Halloween e o ocultismo moderno


Nos dias atuais, o halloween é cultuado pelo ocultismo e neo-paganismo, especialmente pelos adeptos da bruxaria wicca, que fazem orações de invocação à deuses pagãos e rituais macabros com o fim de obter contato com espíritos. Práticas xamanistas e necromânticas também são realizadas neste dia.

Um livro conhecido sobre o movimento neo-pagão (Drawing Down the Moon: Witches, Druids, Goddess-worshipers and other Pagans in America Today) relata o seguinte sobre esses dias importantes de celebração da bruxaria: "As grandes cerimônias de sabbat são: o ‘Samhain’ (Halloween), o Ano-Novo celta (nesses dias acredita-se que os portais entre os mundos estão enfraquecidos, e então ocorrem contatos com os ancestrais), ‘Oimelc’ (1º de fevereiro, festival da purificação de inverno)... ‘Beltane’ (1º de maio, o grande festival da fertilidade)... diferentes linhas da bruxaria... tratam esses festivais de maneiras diversas. Mas quase todas as linhas celebram pelo menos o ‘Semhain’ e o ‘Beltane’".



Os satanistas também usam esse dia para a realização de rituais específicos. Anton Lavey, autor de “A Bíblia Satânica” e sumo sacerdote da Igreja de Satanás, diz que o Dia das Bruxas é considerado pelos satanistas e ocultistas o mais importante dia do ano. 

Ele diz que, nesta noite, a magia e o poder chegam a seu nível mais alto de potência, e que qualquer bruxa ou ocultista que tenha tido dificuldade com algum feitiço ou maldição normalmente podem alcançar o sucesso em 31 de outubro, porque Satanás e os seus poderes estão no auge nesta noite.

Continua...

5 comentários:

  1. Já está disponível!
    Aguardo sua visita e seu comentário.
    Abç!

    ResponderExcluir
  2. Ok pr. Rodrigo, vou ler agora... estou compartilhando estes textos na minha página do facebook...
    Ahh... chamei meu marido pra ver se ele te conhece e ele respondeu: "é o Rodrigão!!!"... Ele tbém se formou no Seminário Presbiteriano Rev. Denoel Nicodemus Eller BH/MG e disse que estudou 1 ano contigo lá (ele era da turma da noite e este ano estudou pela manhã)... Ele falou pra te dizer que é o "Júlio Maxacali" que vc vai saber quem é...rs... Hoje estamos em Baião, no interior do Pará pela JMN (Junta de Missões Nacionais da IPB)...
    Abs e fique com Deus!

    ResponderExcluir
  3. Caraca! Lembro demais do Júlio! Fui eu quem começou chamá-lo de "Júlio Maxacali",por causa da viagem missionária que ele organizou prah lah, na época.
    Que benção Dani!
    Mande um abração prah ele.
    Continue comentando aqui no blog, é sempre uma honra.
    Deus abençoe vocês!
    Abç!

    ResponderExcluir
  4. Ei pr. Rodrigo, te fiz o convite lá no facebook... e o Júlio vai entrar em contato contigo depois ok???

    Deus te abençôe e a sua família nessa sublime missão que temos em proclamar a VERDADE!!!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...