sábado, 10 de setembro de 2011

Pr. Marco Feliciano responde a crítica ao pentecostalismo feita pelo Bp. Macedo


Depois de postar um vídeo polêmico, onde compara os cultos e movimentos pentecostais àqueles praticados em centros espíritas (veja o post aqui), o Bp. Edir Macedo, da IURD, recebeu uma resposta por parte do Pr. Marco Feliciano, um dos pastores pentecostais mais conhecidos do Brasil (aquele que fez uma oração em seu próprio nome) e, que aparece no vídeo postado por Macedo, no famoso episódio do "pastor pilão".

Feliciano e o famoso "Pastor Pilão"


“Na questão dos cultos comparados pelo nobre Bispo, notamos sim semelhanças inúmeras, mas por que tanta semelhança? Vamos a explicação: O diabo tem poder isso é inegável, todavia Deus tem TODO o PODER!”, escreveu Feliciano que usou de exemplos bíblicos onde manifestações divinas foram imitadas por magos e por pessoas possessas por espíritos malignos.

Respondendo a pergunta que dá nome ao vídeo de Macedo “Qual a Diferença?”, Feliciano diz: “No nosso Adoramos ao Deus único e verdadeiro, no outro adoram a espíritos expulsos do céu que querem ser como deus, por isso imitam nosso culto”, escreve ele que se diz “pentecostal genuíno, criado no fogo de Jeová”.

Entre outras diferenças citadas pelo pastor da Igreja Assembleia de Deus Catedral do Avivamento estão:


“No [culto] deles seus espíritos os chamam de cavalos, no nosso Deus nos chama de Ovelhas pois Ele é o  eterno pastor do Salmo 23;  no nosso culto, tais manifestações geram vida, alegria, esperança, no outro as pessoas saem mais vazias e confusas do que quando chegaram;’no nosso ao terminar o culto, todos sabem o que aconteceu não tem duvidas! No deles as pessoas não sabem o que houve, ou onde estão, ou seja no nosso o Espírito que opera trabalha em conjunto com o homem no deles os espíritos dominam suas vontades”.

Já era sabido que haveria reação dos pentecostais contra o vídeo postado pelo Bp. Macedo. Eu mesmo o critiquei por isso no post já marcado mais acima. Realmente, os irmãos pentecostais precisam ser mais moderados em algumas manifestações de culto. A crítica de Macedo não procede tanto, porque em sua denominação, também existe práticas que se assemelham a algumas de diversas ramificações do espiritismo.

Feliciano até faz uma boa defesa, mas alguns argumentos são falaciosos e desprovidos de garantias de veracidade. Ele diz por exemplo, que as manifestações pentecostais (tais como mostradas no vídeo de Macedo, creio eu), geram vida. Será? Isto é questionável. Ele também que justificar tais práticas afirmando que, no espiritismo as pessoas são chamadas de "cavalo" pelos demônios, enquanto que no pentecostalismo, Deus chama os Seus de "ovelhas". Me ajuda aí! Essa foi muito pobre.

Enfim, acho que ainda vamos ver muita coisa sobre essa polêmica. Aguardemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...