A Igreja Metodista Unida Mount Healthy, de Cincinnati, Ohio está oferecendo um serviço diferente para os fiéis que seguem as tradições da quarta-feira de cinzas. A pastora Patricia Anderson Cook abriu uma espécie de “benção drive thru” para todas as pessoas que acreditam na necessidade de seguir os rituais que antecedem a Quaresma.
Reva. Patrícia passando as cinzas na testa de uma fiel.
Um elemento de fé mais comumente associado aos católicos, a “quarta-feira de cinzas” também faz parte do calendário litúrgico de outras tradições cristãs. Ela marca o início da temporada da Quaresma, que dura 40 dias, terminando com a celebração da Páscoa.
A pastora explica que o “serviço expresso” realizado em frente a igreja, é destinado a pessoas ocupadas, bem como fiéis que não tem o hábito de frequentar os cultos durante a semana. Além da tradicional cruz de cinzas sobre a testa, Cook oferece um folheto sobre a igreja e um livreto com orações para o tempo da Quaresma. O fiel também é convidado a voltar para participar do culto noturno dessa quarta-feira no interior da igreja.
Bridget Spitler, secretária da igreja, diz que a Mount Healthy tem recebido um retorno muito positivo por oferecer as cinzas nesse serviço de “drive thru”, popularizado por cadeias de restaurantes de lanches. Essa foi uma boa iniciativa da Igreja Metodista, mas outras igrejas também passaram a ter oferecido uma abordagem mais informal para o culto desta quarta-feira.
A pastora Teresa K.M. Danieley da Igreja Episcopal de Saint Louis disse que ela iniciou um esforço ecumênico em 2007, quando deu a bênção com as cinzas para cerca de 100 pessoas na frente de uma cafeteria na cidade. A ideia se popularizou, e vários membros do clero ofereceram a bênção em paradas de trens, pontos de ônibus e nas esquinas de todo o país.
“Essa pode ser uma maneira poderosa para as pessoas ao encontrar com Cristo onde eles estão, no meio de sua rotina diária”, disse ela.
Uma curiosidade sobre Cincinnati é que o sanduiche de peixe do McDonald´s tornou-se popular depois que um católico dono de uma franquia na cidade passou a lembrar os fiéis que durante a Quaresma era necessário se abster de comer carne vermelha às sextas-feiras.
Fonte: Gospel Prime, traduzido e adaptado de WTop
_________________________________________
Não basta apenas lanças cinzas na cabeça como um simbolismo de arrependimento (não poucas vezes, falso), como faziam os religiosos no período veterotestamentário. Não pé isso que Deus quer daqueles que dizem ser Seus servos. Pela boca do profeta Joel, o Senhor foi muito claro quando disse: "Rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao SENHOR, vosso Deus, porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal" (Joel 2.13).
Esta prática, que se apresenta com uma aparência de espiritualidade e piedade, nada mais é que uma demonstração de catolicidade supersticiosa do evangelicalismo norte-americano... Daqui uns tempos teremos isso por aqui em terras tupiniquins. Duvida?
Sei que o texto é velho, mas achei falta de conhecimento de história por:
ResponderExcluir1. Os metodistas sempre celebraram a quarta-feira de cinzas, inclusive no Brasil. Os reformados também o fazem.
2. Qual é o problema com ritual católico? A Trindade é católica, a ceia, o batismo, etc. 90% (jogando por baixo) da teologia protestante é católica.