Na noite deste domingo (26) um crime bárbaro chocou a cidade de Olinda, Pernambuco, e também o Brasil. O conhecido bispo Edward Robinson de Barros Cavalcanti, 68, da Igreja Anglicana, e sua esposa Miriam Nunes Machado Cotias Cavalcanti, 64, foram assassinados a facadas pelo filho adotivo do casal, Eduardo Olímpio Cotias Cavalcanti, 29.
O jovem estava no Brasil há três dias e era usuário de drogas, segundo informações da Polícia de Recife. Eduardo morava nos Estados Unidos onde chegou a ser preso por porte de drogas. Segundo testemunhas ele foi visto amolando a faca peixeira antes do crime. “Ele morava na Flórida e estava na cidade de passagem. Ontem [domingo], ele foi até à igreja onde o pai trabalhava. Depois, foi para casa e testemunhas o ouviram amolando a faca no jardim. Ele era usuário de drogas e já tinha sido preso por isso. Acredito que antes do crime houve discussão com os pais, mas os motivos ainda serão investigados”, disse o delegado responsável pelo caso Josedith Ferreira.
O bispo anglicano faleceu dentro da casa da família no bairro de Bultrins, por volta das 22h. Sua esposa chegou a ser socorrida e levada para o hospital, mas também não resistiu e veio a falecer. Após atacar os país Eduardo tentou se matar tomando veneno e se esfaqueando, levado ao hospital o jovem não corre risco de morte.
Eduardo Cavalcanti está no Hospital da Restauração sob custódia de policiais e quando receber alta será encaminhado para exames no Instituto de Criminalística e depois será levado para o Centro de Triagem de Abreu e Lima, o Cotel, no Grande Recife.
Sobre a morte de Robinson Cavalcanti a Igreja Anglicana Diocese do Recife, divulgou uma nota de falecimento em seu site lamentando o ocorrido. Confira o texto na íntegra abaixo:
É com grande pesar que a Igreja Anglicana – Diocese do Recife, comunica o trágico falecimento do Reverendíssimo Bispo Diocesano, Dom Edward Robinson de Barros Cavalcanti, e de sua esposa Miriam Cavalcanti, ocorrido neste domingo 26/02/2012 por volta das 22h na cidade de Olinda-PE.
A família diocesana agradece a Deus pela vida e devotado ministério do seu Pai em Deus, pastor, mestre e amigo, um verdadeiro profeta e mártir do nosso tempo, que lutou pela causa do evangelho de Cristo, por Sua igreja, bem como pela Comunhão Anglicana, e que contou sempre com sua esposa que, como fiel ajudadora, o apoiou em todos os anos de seu ministério.
Partiu para a Eternidade deixando um legado de serviço, amor e firmeza doutrinária, pelos quais essa Diocese continuará.
Oportunamente estaremos divulgando dia, horário e local do seu sepultamento.
Revmº Bispo Evilásio Tenório – Bispo Sufragâneo Eleito
Revmº Bispo Flávio Adair – Bispo Sufragâneo Eleito
Rev. Márcio Simões – Presidente do Conselho Diocesano
Fonte: Gospel Prime, com informações G1
__________________________________
Robinson Cavalcanti fará falta. Alguns podem até discordar de algumas de suas posturas, podem acusá-lo de liberal e marxista, mas ninguém pode negar sua influência e importância no meio evangélico brasileiro. Seus livros e artigos instigantes permanecerão clamando sua mensagem.
Nada justifica a brutalidade deste ato. O pastor e sua esposa não mereciam um fim trágico como este, muito menos partindo de um filho. As Escrituras estão se cumprindo... De fato, o amor de quase todos está se esfriando. Realmente uma grande perda.
Que notícia triste..... Maranata, vem, Senhor Jesus!!!
ResponderExcluirSuperultrahipermega triste...
ResponderExcluirChorando em pleno serviço pela perda que o protestantismo brasileiro teve. Grande homem de Deus, que conseguiu duplicar sua diocese em membresia após romper com a IEAB, por esta última apostatar da fé.
Gostava e gosto tanto dos ensinos por ele ministrados e da historicidade da Anglicana que se eu não fosse presbiteriano convicto já teria dado uns pulos para se ter a 1ª comunidade anglicana aqui no estado do Espírito Santo.
É realmente lamentável irmãos. Que Deus tenha misericórdia de todos nós.
ResponderExcluirGraça e Paz à todos!!!
ResponderExcluirA Igreja Anglicana Oceânica (IOA) - Niterói-RJ/Brasil, deixa aqui nossos sentimentos à todos os anglicanos do Brasil e de todos os países, bem como à todos os cristãos, que amavam este homem.
Eu, particularmente, despertei meu breve interesse e respeito pelo anglicanismo escutando este grande homem de Deus através de suas mensagens nos ídos dos anos 1994 quando trabalhei na VINDE - Visão Nacional de Evangelização em Niterói, RJ (do Rev. Caio Fabio D' Araújo Filho) por meio de fitas de VHS e K7 do VINDESAT (setor de estudos p/ lideranças e leigos em geral), além de material textual via SEPAL.
Na época, eu era um cristão ultra-alienado, nunca tinha ouvido falar de anglicanismo e percebi algo de peculiar nas palestras/pregações e declarações proferidas por Dom Robinson Cavalcanti e depois vim a saber que esse homem era um dos maiores, quiçá o maior representante e defensor do anglicanismo puro e verdadeiro no Brasil. Era um anglicano íntegro, honesto, comprometido com a bíblia e com o Deus da bíblia que não se vendeu por nenhum prato de lentilha, não se curvou diante dos ‘Baal’s da pós-modernidade’ através do liberalismo desenfreado que tanto deturpa e polui o real, o verdadeiro anglicanismo, sobretudo das sagradas escrituras.
Que os verdadeiros anglicanos assumam esse legado que Dom Robinson Cavalcanti nos deixou e que possamos trilhar pelo mesmo caminho, pois assim entendemos ser essa a vontade de Deus, baseado no que aprendemos e lemos através das verdades eternas (bíblia).
Infelizmente não o conheci pessoalmente, contudo; tenho a mais absoluta convicção de que, Dom Robinson Edward de Barros Cavalcanti era de Deus e Deus o tomou de volta para si !!!
Nossos mais sinceros sentimentos aos familiares que por ventura tenha ficado, bem como aos amados Diocesanos do Recife (clérigos e leigos) e todos os admiradores deste grande homem de Deus que agora se encontra com o Pai (Deus).
Fraternalmente em Cristo Jesus,
Rev. Bob Smith
Niterói, 27/02/2012