quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Igreja oferece cerveja para atrair fiéis



Uma nova igreja está sendo plantada na cidade de San Jose, Califórnia, com uma abordagem “diferente” visando atrair novos convertidos à sua congregação. Ela oferece cerveja aos participantes depois do culto que é realizado em um bar. Isso mesmo meus caros leitores: Cerveja e bar.

O Pr. Bill Jenkins é o responsável por essa igreja-bar (?) chamada Urbanlife (Vida Urbana), que utiliza as dependências do bar Loft e Bistro. Os encontros ocorrem todos os domingos às 9h30 da manhã. Jenkins nasceu na Inglaterra, mas vive há muitos anos nos EUA. Ele explica que sua intenção era criar “um ambiente seguro para uma mensagem perigosa” (?).  Seu argumento principal é que cerca de 90% dos moradores da região não tem o hábito de frequentar a igreja.

Reunião da Urbanlife, a "igreja-bar"

Essas pessoas, segundo ele, têm rejeitado as formas tradicionais de apresentação do evangelho. Além disso, ele entende que a Bíblia fala sobre Jesus dando vinho às pessoas e sendo criticado por suas companhias. “A maioria das pessoas que vêm até nós não entraria em uma igreja tradicional”, explica o pastor Jenkins, “a vida urbana é uma comunidade de fé, sem ritos religiosos, rituais ou regras feitas pelo homem”.

Após o final do culto, as pessoas voltam a conversar e tomar cervejas geladas no bar. Jenkins acredita que este é o verdadeiro lugar de um ministério. Nesse ambiente descontraído, as pessoas querem falar sobre sua fé e suas dúvidas.

Ele compara sua experiência com encontros similares que fazia nos pubs da Inglaterra e pretende criar uma atmosfera cristã no bar, pois ali  "as pessoas se sentem  confortáveis”. Seu objetivo não é criar “um outro clube cristão”, mas deseja focar fortemente no discipulado dos membros.

Jenkins foi ordenado pela Igreja Batista da Inglaterra e, quando se mudou para os Estados Unidos, foi aceito como ministro de uma igreja independente no Vale do Sul, San Jose. Ele enfatiza que a Urbanlife adotou como declaração de fé o Credo Niceno e subscreve ao Pacto de Lausanne.

Cam Razavi, o dono do bar frequenta algumas reuniões e explica porque decidiu emprestar o local. “Ele mora perto de nós e tem sido um bom cliente, então por que não?”

Com informações de Gospel Prime
___________________________________

Realmente não há mais o que fazer para atrair pessoas. Há muito tempo o Evangelho puro e simples de Jesus já não tem sido suficiente para atrair e preencher o vazio humano. Das pregações mercantilistas aos shows de música ruim e exorcismos mirabolantes... Das liturgias desordenadas às "baladas gospel"... E agora até cerveja está sendo oferecida para atrair as pessoas.

Os argumentos do "pastor" Jenkins são prá lá de pós-modernos: Um bar como ambiente de culto ao Senhor; a adaptação da igreja ao gosto do "freguês", oferecendo, segundo ele, um ambiente "agradável" onde "as pessoas se sentem  confortáveis” e "sem ritos religiosos, rituais ou regras feitas pelo homem”.

Percebe-se claramente que Jenkins prioriza mais o conforto do homem do que a glória de Deus. Seus argumentos são pragmáticos e sua estratégia é completamente antropocêntrica, buscando adaptar o que deveria ser uma igreja, aos prazeres desta terra. Ainda que a mensagem passada traga um conteúdo bíblico ( e eu não sei se traz), sua prática religiosa está fora dos padrões bíblicos.

Jenkins diz que Jesus oferecia vinho às pessoas e era criticado por causa das suas companhias. ora, Jesus nunca fez pontos em tabernas! Pelo que as Escrituras dizem, Ele pregava pelas ruas, campos, montes, barcos, no templo, em sinagogas, mas não há referências de que Ele tenha usado uma taberna para pregar e nem que distribuía vinho aos seus ouvintes.

O que mais resta aparecer? Onde a criatividade dos falsos mestres conduzirá a vida de muitos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...