Na madrugada desta terça-feira, 21, a cidade de Belfast, capital da Irlanda do Norte, virou palco de um conflito entre centenas de católicos contra protestantes que deixou vários feridos conforme informou o prefeito Niall o’Donnghaile.
De acordo com informações grupos de homens mascarados atacaram os moradores de Short Strand, bairro católico localizado em uma região protestante. “É uma situação tensa e perigosa. Eles atacaram casas com bombas de tinta, coquetéis molotov e bombas artesanais”, informou o prefeito.
A TV local chegou a exibir imagens de homens mascarados e com roupas camufladas atirando pedras em veículos da polícia. Muitas pessoas ficaram feridas e muitas casas foram danificadas. A versão do deputado protestante Michael Copeland é de que o confronto começou com os católicos que atacaram casas em Newtownards Road a partir de Strand Walk.
É lamentável vermos pessoas sendo feridas e mortas por causa de supostos ideais religiosos. Digo supostos, porque creio que há interesses maiores que simplesmente os religiosos por de trás de toda essa selvageria.
Se você que saber a razão deste conflito, faça uma pesquisa (em livros ou pela net mesmo). Não quis colocar nada a respeito para não parecer partidário de algum lado. Em conflitos como esses, todos são derrotados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário