terça-feira, 21 de junho de 2011

Católicos e Protestantes em Conflito na Irlanda do Norte

Na madrugada desta terça-feira, 21, a cidade de Belfast, capital da Irlanda do Norte, virou palco de um conflito entre centenas de católicos contra protestantes que deixou vários feridos conforme informou o prefeito  Niall o’Donnghaile.

De acordo com informações grupos de homens mascarados atacaram os moradores de Short Strand, bairro católico localizado em uma região protestante. “É uma situação tensa e perigosa. Eles atacaram casas com bombas de tinta, coquetéis molotov e bombas artesanais”, informou o prefeito.

A TV local chegou a exibir imagens de homens mascarados e com roupas camufladas atirando pedras em veículos da polícia. Muitas pessoas ficaram feridas e muitas casas foram danificadas. A versão do deputado protestante Michael Copeland é de que o confronto começou com os católicos que atacaram casas em Newtownards Road a partir de Strand Walk.

É lamentável vermos pessoas sendo feridas e mortas por causa de supostos ideais religiosos. Digo supostos, porque creio que há interesses maiores que simplesmente os religiosos por de trás de toda essa selvageria.

Se você que saber a razão deste conflito, faça uma pesquisa (em livros ou pela net mesmo). Não quis colocar nada a respeito para não parecer partidário de algum lado. Em conflitos como esses, todos são derrotados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...