quinta-feira, 9 de junho de 2011

No Brasil: Kit Gay. Na Argentina: Kit Anti-Corrupção

No vídeo, aluno que roubou respostas da prova de inglês não consegue emprego


Enquanto no Brasil o chamado “kit gay” causa polêmica, na Argentina a discussão da vez trata de um guia anticorrupção distribuído pelo governo às escolas do país. Feito com o objetivo de conscientizar os alunos sobre o tema, o material compara, por exemplo, um funcionário público que rouba dinheiro a transgressões menores, do tipo colar na prova ou tomar um ônibus sem pagar passagem. O kit foi criado pelo Departamento Anticorrupção, que fez um convênio com o Ministério da Educação para utilizar o guia nas aulas de Formação Ética e Cidadania.

Os críticos apontam que isso seria diminuir os atos de corrupção, mais danosos ao bem público. Além disso, colar na prova é um ato privado de um indivíduo, enquanto um funcionário público age em nome do Estado.

Os criadores do kit, defendem que “a corrupção tem sua raiz mais profunda num desvio cultural”. Aponta também que a soma de pequenos atos errados pode resultar num prejuízo grande – jogar lixo na rua, por exemplo, causa a obstrução de bueiros e contribui para enchentes.

O guia impresso, de 62 páginas, será distribuído a um milhão de alunos do ensino médio. Acompanha um DVD que traz histórias de um jovem transgressor chamado Juan. “Parece existir a noção de que ter a intenção de transgredir, por exemplo, quando um funcionário leva a cabo um ato corrupto, é muito diferente de fazer uma transgressão simplesmente porque surgiu uma oportunidade. Mas será que é assim?”, questiona o material.

Com informações do jornal El Clarín

Golaço da Argentina!!! Enquanto aqui no Brasil os governantes se enrolam em embrolhos bizarros de um kit que promove a prática gay entre adolescentes e de uma lei favorecedora de uma minoria, nossos hermanos (que já aprovaram o casamento gay e, que nem por isso, têm uma lei que promova a homossexualidade ou a coloque num patamar de imunidade a tudo e a todos) procuram conscientizar seus jovens e adolescentes a respeito da verdadeira cidadania e ética.

Quando é que vamos aprender a lição?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...