sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Igreja Presbiteriana do Brasil - 152 anos de história

O surgimento do Presbiterianismo no Brasil resultou do pioneirismo e desprendimento do Rev. Ashbel Green Simonton (1833-1867). Nascido em West Hanover, na Pensilvânia, Simonton estudou no Colégio de Nova Jersey e inicialmente pensou em ser professor ou advogado. Influenciado por um reavivamento em 1855, fez a sua pública profissão de fé e, pouco depois, ingressou no Seminário Teológico de Princeton

No seminário, um sermão pregado por seu professor, o famoso teólogo Charles Hodge, levou o jovem seminarista Simonton a considerar o trabalho missionário no estrangeiro. Passados 3 anos, candidatou-se perante a Junta de Missões da Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos, citando o Brasil como campo de sua preferência, após ser aconselhado por um missionário que atuava na Colômbia. 
Rev. Ashbel Green Simonton

Formado em Princeton e, apenas 2 meses após a sua ordenação, Simonton embarcou para o Brasil, chegando ao Rio de Janeiro em 12 de agosto de 1859, aos 26 anos de idade.

Em abril de 1860, Simonton dirigiu o seu 1º culto em português. Em janeiro de 1862, recebeu os primeiros convertidos, organizando assim, a Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro. No breve período em que viveu no Brasil, Simonton, auxiliado por alguns colegas, fundou o 1º periódico evangélico do país (Imprensa Evangélica, 1864), criou o Presbitério do Rio de Janeiro (1865) e organizou um seminário (1867). O Rev. Ashbel Simonton morreu vitimado pela febre amarela aos 34 anos, em 1867 (sua esposa, Helen Murdoch, havia falecido 3 anos antes).
Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro, a 1a Igreja Presbiteriana brasileira


Os principais colaboradores de Simonton naquele período foram: Rev. Alexander L. Blackford (cunhado de Simonton), que em 1865 organizou as Igrejas de São Paulo e Brotas; Rev. Francis J. C. Schneider, que trabalhou entre os imigrantes alemães em Rio Claro/SP, lecionou no seminário do Rio e foi missionário na Bahia; e Rev. George W. Chamberlain, grande evangelista e operoso pastor da Igreja de São Paulo, fundador do embrião do que hoje é o Mackenzie

Os 4 únicos estudantes do "seminário primitivo"  foram eficientes pastores: Antonio Bandeira Trajano, Miguel Gonçalves Torres, Modesto Perestrelo Barros de Carvalhosa e Antonio Pedro de Cerqueira Leite. Além destes, outro grande nome do Presbiterianismo da época foi o notável evangelista itinerante, Rev. José Manoel da Conceição, ex-padre e o 1º brasileiro a ser ordenado pastor.
Rev. José Manoel da Conceição

Durante esses 152 anos de história, Deus tem sustentado a Igreja Presbiteriana do Brasil com Sua graça, proporcionando crescimento sadio e muitos desenvolvimentos em inúmeras áreas. Hoje, a IPB está presente em todos os Estados do país e com boa representatividade missionária no mundo. 
Seminário Presbiteriano do Sul, o mais antigo da IPB, em Campinas/SP


A IPB,em sua organização administrativa,é uma Igreja conciliar (funciona mediante concílios): 


Conselho - é o concílio local, administrando uma Igreja local através do pastor (Presbítero Regente) e dos Presbíteros Regentes (eleitos pelos membros comungantes da Igreja em Assembleia). O Conselho se reúne todos os meses e é a única reunião privada da Igreja;


Presbitério - é concílio micro-regional. Um Presbitério é composto por, no mínimo, 4 Igrejas locais e é representado por uma Comissão Executiva, formada por Presidente, Vice-presidente, Sec. Executivo, 1o Sec., 2o Sec. e Tesoureiro. Seus representantes são os pastores e 1 presbítero de cada Igreja. Se reúne ordinariamente uma vez por ano e, extraordinariamente, sempre que necessário;


Sínodo - é o concílio macro-regional. Um Sínodo é composto por, no mínimo 3 Presbitérios. Se reúne ordinariamente de 2 em 2 anos e, extraordinariamente, sempre que necessário. Seus representantes são pastores e presbíteros, eleitos nas reuniões dos respectivos Presbitérios. Assim como o Presbitério, é regido por uma Comissão Executiva;


Supremo Concílio - é o concílio maior da IPB e rege toda Igreja nacional. Se reúne ordinariamente de 4 em 4 anos e, extraordinariamente, sempre que necessário. Sua Comissão Executiva é composta pela mesa, pelos presidentes e Sínodos e pelos líderes de autarquias (seminários, comissões, etc). Seus representantes são pastores e presbíteros, eleitos nas reuniões dos respectivos Presbitérios.
João Calvino, reformador francês e sistematizador da doutrina


A IPB é uma Igreja de tradição teológica Reformada (Calvinista) e de governo presbiteriano (democrático representativo), fiel às Escrituras Sagradas, equilibrada liturgicamente, preocupada com ser humano em suas necessidades integrais, atenta às mudanças e fenômenos sociais e comprometida com a expansão do Reino de Deus na terra. Forma seus pastores em seminários próprios, que oferecem curso teológico de nível superior. 

Que o Senhor permaneça com Suas dadivosas mãos estendidas sobre a nossa amada denominação, fortalecendo-nos para superarmos os desafios, guardando-nos dos tropeços e mantendo-nos sempre fiéis à Ele, na vivência cristã e no cumprimento da missão. Amém!


Todas as informações sobre a IPB, você pode conferir no site oficial: www.ipb.org.br

Deixe o seu comentário. Ele é importante para o desenvolvimento do blog. Obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...