sexta-feira, 1 de julho de 2011

Clérigos Metodistas de Illinois Apoiam União Homossexual

Mais de 200 clérigos se juntaram a uma lista crescente de ministros Metodistas Unidos comprometendo-se a apoiar a união civil de pessoas do mesmo sexo, apesar das possíveis repercussões da Igreja. Após as uniões civis serem oficialmente legalizadas no Estado de Illinois no dia primeiro de junho, 208 membros do clero pertencentes a Igreja Unida Metodista assinaram um abaixo-assinado, afirmando que irão supervisionar uniões civis do mesmo sexo, segundo relatórios do Chicago Tribune.

A Conferência Nortista de Illinois para a Igreja Metodista Unida tem consistido de grandes apoiantes dos direitos dos homossexuais por algum tempo. No começo de junho, a conferência teve uma votação inicial para acabar com a discriminação contra casais do mesmo sexo, e eles planejam uma petição no próximo encontro mundial da denominação em 2012. Eles agora se juntarão ao clero da região da Nova Inglaterra, Nova Yorque, e Minnesota, que tomaram medidas semelhantes, segundo o Huffington Post.

O Livro de Disciplina da Igreja Metodista Unida claramente que todos têm valor, mas "a prática dahomossexualidade é incompatível com a doutrina cristã".

A determinação da Conferência Nortista de Illinois foi reforçada pelo resultado de uma decisão judicial da Metodista Unida em que a Reva. Amy DeLong foi suspensa por 20 dias, começando 01 de julho, por supervisionar uma união lésbica em 2009. Embora considerada inocente de ser uma "praticante homosexual assumida", como afirma o Livro de Disciplina, ela terá que passar por um processo de um ano para "restaurar a relação da aliança clérica quebrada ", de acordo com o Serviço de Noticias da Metodista Unida .
Reva. Amy DeLong

DeLong diz que a punição não vai impedí-la de oficializar uniões do mesmo sexo no futuro. Ela é supostamente a primeira clériga da Metodista Unida em 20 anos a ser considerada culpada de supervisionar a união do mesmo sexo que não foi punida por uma suspensão por tempo indeterminado ou destituída de sua posição.

"Esse tipo de coisa acontece com regularidade", disse recentemente o Rev. Tim Berlew da Memorial United Methodist Church, em Greenfield, Wisconsin, que apóia DeLong. "Mas Amy tornou tudo público porque ela sente que a igreja precisa lidar melhor com isso."

Apesar da postura de seus companheiros clérigos de Illinois, o Rev. Scott Field da Igreja Metodista Unida Wheatland Salem em Naperville segue o livro, sugerindo que um desacordo moral com o estilo de vida homossexual não deve ser confundido com ódio. "Illinois do Norte se imagina como uma espécie de voz profética na denominação", disse ele, segundo o Tribune. "É altamente lamentável. Ela politiza algumas questões legítimas sobre relacionamentos gays e lésbicos e nos deixa com uma nova rodada de conflitos." Field teria dito que ele acredita que a Igreja não deve apoiar a homossexualidade, porém ela também não deve agir com violência contra as pessoas homossexuais.

Após o veredicto de DeLong, o Rev. Rob Renfroe, presidente e editor da revista Good News, disse que a suspensão não é uma punição forte o suficiente para cleros que atuam contra as leis da Igreja, de acordo com a United Methodist News Service"Em nenhuma outra organização uma pessoa seria capaz de deliberadamente quebrar as políticas da organização e continuar trabalhando", disse ele. "A atitude da organização seria a de agradecer a pessoa por o seu serviço, deixá-lo embalar suas coisas e conduzí-lo até a porta."

A UMNS também informou que o advogado em nome da Igreja no julgamento de DeLong, o Rev. Thomas Lambrecht, disse que se sentia confiante de que o posicionamento da Metodista Unida sobre a homossexualidade não mudaria na Conferência Geral de 2012, apesar de que a oposição parece aumentar. Ele disse que os representantes conservadores de países como a África, provavelmente continuariam a votar a favor da posição da Igreja sobre a questão como ela é agora.

Recentemente, 33 bispos aposentados divulgaram um Comunicado de Conselho para a Igreja apoiando o clero homossexual. "Suas vozes, porém, representam o passado", disse um conservador Metodista Unido. Mark Tooley, presidente do Instituto de Religião e Democracia, disse: "Esses bispos aposentados representam o passado, não o futuro da Igreja Metodista Unida. Eles são responsáveis por gerar a perda de mais de 3 milhões de membros da igreja nos EUA nos últimos 45 anos. Agora eles querem que o Metodismo Unido acelere esse declínio, seguindo o curso ainda mais desastroso da Igreja Episcopal. O futuro do Metodismo Unido será internacional, teologicamente ortodoxo, e focado no evangelismo, e não em modismos do protestantismo liberal em declínio os EUA". 

A adesão de pessoas na UMC continua a diminuir desde 1968, enquanto os Metodistas Unidos no exterior têm visto um número crescente em suas Igrejas.

Apesar do discurso conservador, percebe-se que há um forte movimento dentro da UMC em busca da aprovação do homossexualismo clerical. A leve punição dada à Reva. Amy DeLong é uma prova disto. Que o Senhor fortaleça a fé bíblica dos irmãos metodistas unidos a fim de que eles não cedam aos modismos contemporâneos, como já cederam outras denominações mundo afora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...