sábado, 23 de julho de 2011

"Meus herois morreram de overdose"

Nos anos 80, o cantor Cazuza embalava grandes plateias com o sucesso "Ideologia". Talvez a frase mais famosa desta canção seja a que dá título a este post: "Meus herois morreram de overdose". Esta, nada mais era do que o grito representativo de toda uma geração de jovens desiludidos com o mundo e seus rumos, e que buscavam fuga em sexo, drogas e rock'n roll.

Ainda hoje, os "herois" desta geração continuam morrendo, não apenas de overdose, mas também por diversas outras razões ligadas ao estilo de vida desregrado que optaram. Enfermidades decorrentes da AIDS (contraída pelo uso de drogas e relações sexuais promíscuas), câncer de pulmão (devido o uso excessivo de cigarros), doenças do fígado e sufocamento por vômito (devido o abuso de álcool), acidentes automobilísticos (muitas vezes provocados por causa de embriaguês), suicídio, dentre outras razões, têm ceifado a vida de muitos jovens músicos de grande talento e influência entre os jovens.

Fred Mercury, Renato Russo, Cazuza, Janis Joplin, Jimi Hendrix, Cássia Eller, John Bonham, Bon Scott; Kurt Cobain, Michael Hutchence, Elvis Presley, Jim Morrison, Brian Jones. Junta-se a este grupo (e a outros que aqui não foram mencionados) a cantora inglesa Amy Winehouse, encontrada morta em sua casa neste sábado (23/07).

Rapidamente a notícia da morte da rockstar correu o mundo, gerando pesar e lamento em artistas e fãs do mundo inteiro. A morte de Amy trouxe à tona uma triste coincidência: Diversos astros da música se foram exatamente aos 27 anos de idade, numa lista que passa de 40 nomes e que, em sua maioria, morreram, direta ou indiretamente, por problemas em decorrência do uso abusivo de álcool e drogas.

Nas redes sociais (especialmente no Orkut), diversos tributos são prestados a esses ícones musicais, exatamente com essa referência: "Meus herois morreram de overdose". O que mais chama atenção, é que muitos jovens e adolescentes cristãos também sustentam tal afirmação. Este é um sinal de uma triste constatação: Falta referenciais positivos para a juventude cristã contemporânea.

Infelizmente, os péssimos exemplos de algumas lideranças cristãs (especialmente as que estão na mídia), a construção de teologias místicas e mercantilistas que iludem as pessoas com falsas promessas de riquezas e milagres sensacionais, apenas contribuem para a descredibilidade desta liderança por parte não só da juventude, mas de toda comunidade cristã.

Nossos jovens precisam de referenciais positivos. Precisamos de mais homens de Deus. Precisamos de homens comprometidos com o verdadeiro Evangelho de Jesus. Homens que foram chamados não para tomar, mas para compartilhar. Homens que busquem, de fato, fazer a diferença em sua geração, tal como os grandes servos de Deus do passado, para que esta geração não se perca na escuridão de um mundo sem bons paradigmas.

"...torna-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza".              1 Timóteo 4.12   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...